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  TDAH  ( Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) e suas implicações!

TDAH é um transtorno neurobiológico de origem genética, caracterizado por três comportamentos excessivos:  Déficit de atenção, impulsividade e hiperatividade. Essas características podem se manifestar juntas, mas o mais comum é encontrar uma ou duas que se destacam na criança e a acompanha até a vida adulta.
A criança TDAH é inteligente, criativa e intuitiva, mas não consegue desenvolver  todo seu potencial em função do transtorno e se não for bem acompanhada pelos pais e pela escola poderão ficar lacunas em habilidades cognitivas,  conteúdos escolares e baixa auto - estima  por conta  das experiências de fracassos vivenciadas.
Desatenção:
A criança desvia facilmente sua atenção do que está fazendo, quando recebe um pequeno estímulo. O lápis do colega vizinho que cai no chão é suficiente para interromper uma leitura ou uma atividade. Com muita frequência é desorganizada, tende a perder objetos (lápis  canetas, papéis etc...)
Impulsividade:
Um dos comportamentos da criança TDAH é Impulso sem filtro, podemos imaginar quanto sofrimento, culpa, angústia e cansaço esse comportamento pode ocasionar nos relacionamentos cotidianos dessa criança. Costuma dizer o que lhe vem à cabeça, envolve se em brincadeiras perigosas, intercepta conversas, responde o que não lhe é perguntado  e  isso pode render-lhe rótulos desagradáveis como ”mal-educada”, ”má”, ”grosseira” ”agressiva”, ” irresponsável ”egoísta , etc. .E é claro que isso será um dos fatores de grande influência na formação de sua auto - estima cheia de ”lacunas”. É muito comum na vida adulta, apresentar problemas com auto - estima e este é o maior de todos os desafios em  seu tratamento: a reconstrução dessa função psíquica que constitui o espelho da própria personalidade. Se o comportamento da criança  TDAH  não for compreendido e bem administrado por ela própria e pelas pessoas com as quais ela convive, possivelmente terá consequências como: descontrole alimentar, uso de drogas, gastos demasiados, vício de  jogos, tagarelice incontrolável ,etc...
Hiperatividade
Nem toda criança TDAH apresenta o sintoma de hiperatividade física, e é mais comum em meninos do que em meninas. É fácil identificar a hiperatividade física em uma criança TDAH, pois ela não consegue ficar sentada por muito tempo, mexe com o corpo, balança as pernas, esbarra nos móveis. Com frequência é rotuladas de “desastrada”, “elétrica” pois suas atividades físicas são excessivas , comparadas com crianças da mesma faixa etária.
Algumas orientações aos pais!
O transtorno TDAH não é justificativa para uma criança ir mal à escola ou não aprender, sabemos que o processo demanda muito mais empenho da criança, dos pais, da escola e do profissional de apoio técnico. Cada criança aprende de um jeito, não podemos padronizar a forma de ensinar, todos os envolvidos nesse processo tem o desafio em fortalecer a autoestima dessa criança, estruturar a rotina dela para que não se perca em seus turbilhões de pensamentos e encontrar o “jeito” dela de aprender.
Evite o Reforço Negativo:
Críticas, castigos, punições, como reação a todo comportamento negativo, inadequado, isso faz com que o comportamento negativo aumente, afinal é só assim que a criança se faz percebida. Use palavras afetuosas, elogios e reconhecimento por comportamentos positivos no momento exato em que ocorre o comportamento correto. Esse tipo de reforço faz com que a criança se empenhe nesse padrão de comportamento positivo para continuar sendo notada, reconhecida e elogiada e reforce o que há de melhor na criança.
Algumas regras para o dia-a-dia
Ensine a criança a não interromper as suas atividades : Incentive a  finalizar tudo aquilo que começa. Estabeleça uma rotina diária clara e consistente: Hora de almoço, de jantar, de dormir, hora de fazer o  dever de casa, por exemplo. Use um mural para afixar lembretes, listas de coisas a fazer, calendário de provas, algumas regras que foram combinadas e promessa de prêmio quando for o caso. Certifique se que a criança entendeu o que foi solicitado , peça para que repita o que foi pedido ou ensinado.
Nos estudos:
Escolha cuidadosamente a escola e a professora para que a criança possa obter sucesso no processo de ensino-aprendizagem. Não sobrecarregue a criança com excesso de atividades extracurriculares. Todas as tarefas devem ser subdivididas em tarefas menores que possam ser realizadas mais facilmente e em menor tempo.
Nenhuma atividade que requeira concentração (estudo, deveres de casa) pode ser muito prolongada. Solicite que a criança  sente na carteira da  frente  próxima ao professor, de preferência próxima de um amiguinho que possa servir  de apoio.
Caso haja indicação de acompanhamento Psicopedagógico o mesmo deverá ocorrer em parceria com a escola.  (criança, pais, escola, Psicopedagogo) precisam atuar em conjunto para o êxito escolar desta criança.
Lembre-se!
Procure profissionais habilitados para o diagnóstico, que deverá ser realizado em contexto multidisciplinar, cuidado com a precipitação, tenha certeza de que o tratamento está sendo realizado por um profissional que realmente entende do assunto. Procure o máximo de informações possíveis sobre o TDAH: leia livros, faça cursos, faça contato com outros pais para dividir experiências bem e mal sucedidas. Lembre-se que seu filho (a) está sempre tentando corresponder às expectativas, mas às vezes não consegue. Seja otimista, paciente e persistente com seu filho. Não desanime diante dos possíveis obstáculos. Fica aqui o meu abraço a vocês leitores. Gostou desse artigo? Compartilhe com os amigos!
Deixo aqui algumas Indicações para leitura sobre o tema: - No mundo da lua, de Dr. Paulo Matos - Ed. Abda  - Levados da Breca, de Dr. Marcio A. Arruda - Ed. Ivete A. A.C. Arruda - Mentes Inquietas, de Ana Beatriz Barbosa Silva - Ed. Gente -  Sônia Góes Caetano - Pedagoga -  Psicopedagoga PUC/SP
      Atua no Consultório - Time Center -  Recreio dos Bandeirantes RJ

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