TDAH ( Transtorno do Déficit de
Atenção e Hiperatividade) e suas implicações!
A criança TDAH é inteligente,
criativa e intuitiva, mas não consegue desenvolver todo seu potencial em função do transtorno e
se não for bem acompanhada pelos pais e pela escola poderão ficar lacunas em
habilidades cognitivas, conteúdos
escolares e baixa auto - estima por
conta das experiências de fracassos vivenciadas.
Desatenção:
A criança desvia
facilmente sua atenção do que está fazendo, quando recebe um pequeno estímulo.
O lápis do colega vizinho que cai no chão é suficiente para interromper uma leitura
ou uma atividade. Com muita frequência é
desorganizada, tende a perder objetos (lápis canetas, papéis etc...)
Impulsividade:
Um dos comportamentos da
criança TDAH é Impulso sem filtro, podemos imaginar quanto sofrimento, culpa,
angústia e cansaço esse comportamento pode ocasionar nos relacionamentos cotidianos
dessa criança. Costuma dizer o que lhe vem à cabeça, envolve se em brincadeiras
perigosas, intercepta conversas, responde o que não lhe é perguntado e isso pode
render-lhe rótulos desagradáveis como ”mal-educada”, ”má”, ”grosseira” ”agressiva”,
” irresponsável ”egoísta , etc. .E é claro que isso será um dos fatores de
grande influência na formação de sua auto - estima cheia de ”lacunas”. É
muito comum na vida adulta, apresentar problemas com auto - estima e este é o
maior de todos os desafios em seu
tratamento: a reconstrução dessa função psíquica que constitui o espelho da
própria personalidade. Se o comportamento da criança TDAH não for compreendido e bem administrado por
ela própria e pelas pessoas com as quais ela convive, possivelmente terá consequências
como: descontrole alimentar, uso de drogas, gastos demasiados, vício de jogos, tagarelice incontrolável ,etc...
Hiperatividade
Nem toda criança TDAH
apresenta o sintoma de hiperatividade física, e é mais comum em meninos do que em
meninas. É fácil identificar a hiperatividade física em uma criança TDAH, pois
ela não consegue ficar sentada por muito tempo, mexe com o corpo, balança as
pernas, esbarra nos móveis. Com frequência é rotuladas
de “desastrada”, “elétrica” pois suas atividades físicas são excessivas ,
comparadas com crianças da mesma faixa etária.
Algumas
orientações aos pais!

Evite o Reforço Negativo:
Críticas,
castigos, punições, como reação a todo comportamento negativo, inadequado, isso
faz com que o comportamento negativo aumente, afinal é só assim que a criança
se faz percebida. Use palavras afetuosas, elogios e reconhecimento por comportamentos positivos no momento exato em que ocorre o comportamento correto.
Esse tipo de reforço faz com que a criança se empenhe nesse padrão de
comportamento positivo para continuar sendo notada, reconhecida e elogiada e reforce o que há de melhor na criança.
Algumas regras para o dia-a-dia
Ensine
a criança a não interromper as suas atividades : Incentive a finalizar tudo aquilo que começa. Estabeleça
uma rotina diária clara e consistente: Hora de almoço, de jantar, de dormir,
hora de fazer o dever de casa, por
exemplo. Use
um mural para afixar lembretes, listas de coisas a fazer, calendário de provas,
algumas regras que foram combinadas e promessa de prêmio quando for o caso. Certifique
se que a criança entendeu o que foi solicitado , peça para que repita o que foi
pedido ou ensinado.
Nos estudos:
Escolha
cuidadosamente a escola e a professora para que a criança possa obter sucesso
no processo de ensino-aprendizagem. Não sobrecarregue a criança com excesso de
atividades extracurriculares. Todas
as tarefas devem ser subdivididas em tarefas menores que possam ser realizadas
mais facilmente e em menor tempo.
Nenhuma
atividade que requeira concentração (estudo, deveres de casa) pode ser muito
prolongada. Solicite
que a criança sente na carteira da frente
próxima ao professor, de preferência próxima de um amiguinho que possa
servir de apoio.
Caso
haja indicação de acompanhamento Psicopedagógico o mesmo deverá ocorrer em
parceria com a escola. (criança, pais,
escola, Psicopedagogo) precisam atuar em conjunto para o êxito escolar desta
criança.
Lembre-se!

Deixo aqui algumas Indicações para leitura sobre o
tema: - No
mundo da lua, de Dr. Paulo Matos - Ed. Abda - Levados
da Breca, de Dr. Marcio A. Arruda - Ed. Ivete A. A.C. Arruda - Mentes
Inquietas, de Ana Beatriz Barbosa Silva - Ed. Gente - Sônia Góes Caetano - Pedagoga - Psicopedagoga PUC/SP
Atua no Consultório - Time Center - Recreio dos Bandeirantes RJ
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