Procurando soluções mais céleres e justas, a Mediação Escolar atua nas Instituições de Ensino envolvendo os pais, alunos e educadores, na solução dos mais diferentes tipos de conflitos, desde o ensino infantil até o universitário. Abrangendo questões relacionadas aos conflitos escolares, a violência na escola, casos de “bullying”, "cyberbullying", inadimplência entre outros. Conheça mais sobre a MEDIAÇÃO e veja como essa alternativa de resolução de conflitos pode transformar o contexto escolar de forma prática, segura, sigilosa e com baixo custo de investimento para as escolas.

Dificuldade de Aprendizagem ou Transtorno de Aprendizagem?


Olá pessoal! Sou a Sonia Caetano e vamos abordar um pouco sobre a dificuldade de aprendizagem e os transtornos de aprendizagem. Muitos pais, e até professores, têm dúvidas no que se refere a diferenciação entre  dificuldade de aprendizagem e transtorno de aprendizagem e acabam tratando  as duas situações como sendo dificuldade de aprendizagem. É muito comum ouvirmos a expressão: “Meu filho tem dificuldade de aprendizagem, ou meu aluno tem dificuldade de aprendizagem." Muitas vezes a criança tem um distúrbio de aprendizagem e é tratada como tendo apenas dificuldade de aprendizagem o tempo vai passando e essa criança vai ficando cada vez mais deficitária em relação ao seu desenvolvimento cognitivo e com os conteúdos escolares em defasagem.  Sua autoimagem negativa afeta diretamente sua vida afetiva. É  importante que pais e professores saibam  a diferença  entre os dois conceitos e fiquem atentos ao desenvolvimento da criança, sua dificuldade na aprendizagem está denunciando que algo não está bem e necessita de investigação. Muitas vezes remetemos aprendizagem somente ao contexto escolar, mas a criança aprende ainda no útero materno (Dr. Clay Brites, Neuropediatra)  e  continua aprendendo  por toda a vida.
O estimulo cognitivo e afetivo que a família oferece à criança, vai dizer muito sobre a qualidade de sua aprendizagem.  A família, que observa a criança vai perceber logo o seu processo de aprendizagem, ou seja,  como as habilidades sensoriais , motoras  e afetivas  estão se desenvolvendo.
Vários fatores estão presentes no processo de aprendizagem, como o sistema  biológico, o corpo, a cognição, a afetividade, o meio social e até o desejo. (este pode ser mais compreendido à luz da Psicologia). Não podemos esquecer de forma alguma, que cada criança possui uma maneira peculiar de aprender.
A criança não aprende como seus colegas, como muitos dizem: Ela não consegue “acompanhar” a turma, como se o padrão correto fosse o andamento da turma. Estamos lidando com um ser singular. É importante que os professores percebam a forma de aprender da criança, que “não está acompanhando a turma”. Se a maioria da turma aprendeu o conteúdo ensinado e uma criança não conseguiu aprender, o primeiro passo é tentar descobrir como essa criança aprende. E imediatamente mudar a metodologia, “a forma de ensinar”. Digo, que esse deva ser o primeiro passo para ajudar essa criança.
A dificuldade de aprendizagem é uma barreira que a criança enfrenta, e por ser uma barreira, está externa a ela. São situações que a criança enfrenta no decorrer do processo e que prejudica de alguma forma seu aprendizado.
Na família, por exemplo, podem ocorrer várias situações, que podem gerar  dificuldade de aprendizagem, como exemplo, podemos citar a separação dos pais, a chegada de um irmãozinho, a perda de uma pessoa querida, ou animalzinho de estimação,  alto índice de stress no relacionamento da família, e assim por diante. Quando os pais, ou cuidadores de uma criança percebem , que a criança está apresentando alguma dificuldade na escola é importante verificar o contexto onde esta criança está inserida.
No ambiente escolar, quando uma criança começa apresentar dificuldade de aprendizagem é importante avaliar se esta criança gosta da escola em que estuda, gosta da professora, verificar, também se o material didático , a metodologia, o “ jeito da professora ensinar”,  estão de acordo com as necessidades e interesses dessa criança, ainda devemos procurar saber, se a  criança  está mudando com muita frequência de escola.
Podemos investigar também como está o relacionamento dessa criança com seus amigos da escola, e se ela não está sofrendo bullying por parte dos colegas. Todas essas situações podem levar uma criança a apresentar dificuldade de aprendizagem. São situações externas, porém se não forem investigadas e corrigidas, podem acarretar atrasos nos conteúdos escolares,  atraso no  desenvolvimento de suas habilidades  cognitivas,  baixa autoestima, baixa autoimagem e consequentemente gera novos problemas de aprendizagem. Outras possibilidades de uma criança apresentar dificuldade de aprendizagem, principalmente na leitura e escrita, nos primeiros anos escolares, estão relacionadas à forma como a criança foi preparada, para o processo de alfabetização.
Para facilitar a compreensão citarei, como exemplo, uma das  bases de investigação, que utilizo no consultório, para chegar até a  causa da dificuldade  de aprendizagem das crianças que atendo.
Faço as seguintes perguntas e investigo:
- As habilidades motoras dessa criança foram bem desenvolvidas?  Pois a mente e os movimentos corporais devem estar sincronizados.
- As habilidades cognitivas foram bem desenvolvidas? A criança para ser alfabetizada precisa ter noção de espaço, tempo, ter percepção, atenção,  concentração, capacidade de memorizar, capacidade para abstrair, capacidade para fazer associações e sua linguagem precisa   estar  desenvolvida.
Muitas crianças apresentam dificuldades de aprendizagem, porque suas habilidades cognitivas não foram desenvolvidas adequadamente.  Em todas as situações citadas acima os problemas são externos, são barreiras no caminho dessa criança!  Ela precisa de ajuda dos pais, da escola, como também do Psicopedagogo para poder superar essas barreiras.
Quantos antes às ações ocorrem menores serão as defasagens de conteúdos escolares, os problemas cognitivos e os problemas emocionais dessa criança relacionados à sua autoimagem e autoestima.
Distúrbio de Aprendizagem
Na fala do Dr. Clay Brites Neuropediatra, o distúrbio de aprendizagem está ligado a “um grupo de dificuldades específicas, caracterizadas pela presença de uma disfunção neurológica”.
Neste caso, estamos lidando com uma questão de neurônios, de conexões. O cérebro funciona de forma diferente, não possui uma lesão ou um trauma. Mesmo sem apresentar desfavorecimento físico, a criança portadora do distúrbio de aprendizagem, demonstra dificuldade em aprender, porque o cérebro funciona inadequadamente. Isso não significa, que essa criança seja incapaz de aprender, mas que necessita de métodos diferenciados de ensino, adequados à singularidade de seu caso.
Sônia Góes Caetano
Pedagoga
Pasicopedagoga PUC/SP
São transtornos, nos quais os padrões normais de aquisição de habilidades, são perturbados desde os estágios iniciais do desenvolvimento. Eles não são simplesmente consequência de uma falta de oportunidade para aprender, nem são decorrentes de qualquer forma de traumatismo, ou de doença cerebral adquirida. Ao contrário, pensa-se que os transtornos originam-se de anormalidades no processo cognitivo, que derivam em grande parte de algum tipo de disfunção neurobiológica. Essa criança precisa ser estimulada, compreendida, incentivada, amada e com os recursos corretos, ela vai aprender no tempo e no ritmo dela. O diagnóstico deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar, geralmente iniciada pelo Psicopedagogo, que realiza as primeiras investigações  e de  acordo com as hipóteses levantadas, encaminha para  outros  especialistas como: Neurologista, Fonoaudiólogo e Psicólogo. Nunca devemos esquecer: Toda criança é capaz de aprender!  E nosso papel é oferecer todas as oportunidade para que isso ocorra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar nossa postagem