O CONFLITO NO
AMBIENTE ESCOLAR
Por Afonso Nkuansambu
( Novembro de 2012 - Psicologia Escolar )
Apesar de várias definições sobre o conflito, chegou-se ao consenso de que o profundo sentimento de solidão e desamparo, inquietude, perplexidade na tomada de decisão, a pouca capacidade de concentração nas tarefas a realizar, tristeza acentuada, perda de apetite alimentar, ideias obsessivas são sintomas que se associam ao estado de conflito.
No ambiente escolar, os conflitos com maior incidência têm origem em problemas como:
- Falhas na comunicação entre aluno ↔ professores ↔ profissionais de educação ↔ comunidade;
- Ausência de actividades de um programa de educação continuada para professores e profissionais da educação – acadêmicos, administrativos e encarregados de educação.
- Planeamentos inadequados ao grupo alvo (alunos);
- Resistência à mudança no contexto da escola, tanto no aspecto académico como no administrativo;
- Líderes com acentuado índice de autoritarismo.
- Desigualdade social entre alunos, professores e outros membros da comunidade escolar.
No ambiente escolar é constante o aluno manifestar comportamento que crie conflito na sala de aula. Segundo MACHADO (2004), o conflito surge com bastante frequência de duas formas:
- Em situações de crise de oposição
- Em dinâmicas conturbadas ou turbulentas (comummente chamadas de indisciplina)
Quanto a primeira forma, muitas das vezes essas situações são confundidas pelo professor ou profissional de Recursos Humanos como falta de respeito do aluno ou funcionário ao ter um comportamento de oposição ao passo que as situações de dinâmicas conturbadas ou turbulentas são caracterizadas pela agitação total de choque entre a postura rígida do professor e a atitude inquieta dos alunos ou funcionários.
Todos esses aspectos aqui delineados fazem com que os conflitos se proliferem e as reacções emocionais aflorem nas instituições ou nos estabelecimentos de ensino. Todos os profissionais que trabalham directamente com pessoas precisam ter conhecimentos básicos quanto a origem de conflitos no ambiente escolar; as condições psicológicas que envolvem o indivíduo em convívio social. Seja em família, no trabalho ou em qualquer concentração social. É por isso, que cabe aos profissionais de educação, estarem atentos aos estudos mais recentes da psicologia das Relações Humanas e a operacionalização e gestão de conflitos no ambiente escolar.
Segundo NANSCIMENTO, os conflitos podem ser divididos em duas áreas:
1- Conflito Social – é de reconhecer que hoje, se vive numa sociedade altamente evoluída do ponto de vista social e tecnológico, mas bastante precária em termos de capacidade para negociações. E a violência tem sido no decorrer da história da humanidade, um dos instrumentos mais utilizados para resolver conflitos.
2- Conflitos tradicionais - são aqueles que reúnem indivíduos ao redor dos mesmos interesses, fortalecendo a solidariedade.(2002, p.47)
Os conflitos aparecem por três razões essenciais: pela competição entre as pessoas; pela divergência de alvos entre as partes e pelas tentativas de autonomias ou de libertação de uma pessoa em relação a outra.
Podem ser entendidos ainda como fontes de conflitos: direitos não atendidos ou não conquistados, mudanças externas e espontâneas, ansiedades e medo, luta pelo poder, exploração de terceiros (manipulação), carência de informação, grupinhos de cochicho, insubordinação, mau ambiente no trabalho, necessidades individuais não atendidas, divergências de objectivos, esforço não valorizado, diferenças culturais e individuais, obrigatoriedade de consenso, entre outras.
Como já referido no princípio, que o título desse artigo tem maior impacto no campo psicológico. O conflito no ambiente escolar influencia de forma significativa o ritmo normal da vida não só do aluno, mas também do professor, do administrador e demais funcionários para uma aprendizagem eficaz e funcionamento equilibrado.
Os estudos feitos pelo NASCIMENTO, sobre o conflito revelam que, existem vários tipos de conflito que se sintetizam em quatro:
Os estudos feitos pelo NASCIMENTO, sobre o conflito revelam que, existem vários tipos de conflito que se sintetizam em quatro:
Para ler o estudo completo, clique no link abaixo:1- Conflito Latente - não é declarado e não existe uma clara consciência da sua existência
2-Conflito Percebido - os elementos envolvidos percebem racionalmente, a existência de um conflito, embora não haja ainda manifestações abertas do mesmo.
3-Conflito Sentido – já atinge ambas as partes, há emoção de forma consciente.
4-Conflito manifesto – este conflito já atingiu ambas as partes, já é percebido por terceiros e pode interferir na dinâmica da organização.(Ibiden, p.83)
Fonte: https://psicologado.com/atuacao/psicologia-escolar/o-conflito-no-ambiente-escolar © Psicologado.com
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