A Mediação de conflitos
entre alunos e professores
na escola comum
Por André Luis Silva Batista e
Raimunda Cid Timbó
"A mediação de conflitos escolares é um grande desafio para as instituições de ensino contemporâneas que já sofrem fortes críticas de pedagogos, filósofos e sociólogos, quanto ao seu desempenho em um âmbito geral, de conteúdos, indefinição de uma linha pedagógica, etc.
O projeto ora apresentado buscou conhecer e identificar alguns tipos de embates na escola comum (de Fortaleza) e dificuldades encontradas no intuito de desenvolver resoluções positivas que podem e devem ser tomadas em circunstâncias conflitantes enfrentadas por uma comunidade escolar.
Considerando o contexto, efetuamos uma pesquisa qualitativa e bibliográfica que serviu como apport para o método etnográfico que utilizamos para coleta de dados em uma escola pública (Municipal) de Fortaleza de nível Fundamental, com um grupo de alunos, com a coordenadora e com a secretária escolar, onde, nos baseamos nos seguintes autores: Chrispino (2002), (2004), (2007), Santos (2006), Beleza (2011), Freire (1886), (1996), (2005), Sales (2007), (2010) e Joca (2009).
Os conflitos escolares, perpassam os muros da escola, que por outro lado, com uma organização fragilizada pedagogicamente e socialmente, não consegue ir muito além de reproduzir ou espelhar uma sociedade estigmatizada, violenta a qual esses sujeitos especialmente são expostos já no momento em que são concebidos."
Conheça o resultados desse estudo - AQUI